TEOLOGIA INCLUSIVA

CONHECIMENTO DA GRAÇA
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA INCLUSIVA
“Porque Deus não faz acepção de pessoas”. Atos 10:34

Nos últimos anos, o Senhor tem nos concedido muitas oportunidades de conhecer igrejas inclusivas pelo Brasil, bem como o privilégio de fazer alianças abençoadas com varias delas. Como Missionário e Evangelista, tenho me preocupado em colaborar com a difusão da Palavra de Deus e em especial, um estudo que realmente possa apresentar de forma clara e objetiva a Teologia Inclusiva para capacitar a todos que almejam conhecimento específico para sua vida cristã.
Os temas abordados neste estudo contemplam doutrinas fundamentais da fé cristã e a vivência diária dos cristãos. Esperamos que vidas possam ser edificadas e que juntos possamos crescer em conhecimento, graça e desfrute no Senhor.
Jean Frank
Rev. Primaz , Fundador e Missionário 
Comunidade Católica Franciscana Independnete Boas Novas
(84) 98846-7996 / 99990-7286/ 99412-4527

Lição 1 – Retornando ao Caminho
“Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.” Atos 10:34 e 35
Podemos ter a certeza que existe a possibilidade de salvação fora de Israel, embora possível na Antiga Aliança, foi definitivamente conquistada por Jesus Cristo na Nova Aliança.
Leitura Bíblica – Atos 8:26-38
1-    O que é Teologia: Teologia é uma palavra formada por outras duas: Theos (que quer dizer Deus) e logia (que quer dizer estudo). Assim, Teologia é a ciência que se aplica ao estudo de Deus. Nós conhecemos a Deus por meio da Bíblia. A Teologia busca compreender Deus e seus propósitos para a humanidade por meio das Escrituras Sagradas.
2-    O que é Teologia Inclusiva: Como o próprio nome sugere, é a teologia destinada a inclusão. A Teologia Inclusiva busca dar ênfase a essa verdade bíblica, um dos pilares do Evangelho. A inclusão antes de ser teológica, é bíblica. O fundamento principal é que: Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34). A inclusão é uma realidade nas Escrituras. O Estudo da Teologia Inclusiva nos remetem a verdade bíblica no que é concernente a inclusão de todas as pessoas na igreja, pois o amor de Deus acolhe a toda diversidade e seu imensurável amor tem alcançado a todos...
3-    Onde e como começou a Teologia Inclusiva:Até a década de 1950 não se questionava a condenação bíblica à homossexualidade. Além de pecado grave, alguns países a consideravam crime, o que ocorre ainda hoje. Em 1955, na Inglaterra, as coisas começariam a mudar. Naquele ano, um sacerdote anglicano chamado Derrick Bailey (1910-1984) escreveu um livro chamado Homossexualidade e tradição cristã ocidental. Nesse trabalho pioneiro, Bailey apresentou novas interpretações dos versículos usados para condenar a homossexualidade. A obra foi de tão grande importância que levou a Inglaterra a tirar a homossexualidade da categoria de crime. Neste momento para adiante, passou-se a compreender que a homossexualidade não deveria mais ser visto como pecado, e os LGBT podiam, finalmente, sonhar com o livre exercício da fé, independente de sua sexualidade. A humanidade passou a compreender que todos sem distinção têm o acesso a adoração e ao serviço na casa de Deus, onde já não mais estavam presos a pensamentos de pessoas que ao interpretarem a Bíblia de forma deturpada, impediam os homossexuais de desfrutarem do amor de Deus.
4-    Graça Divina: O pilar da inclusão: A Teologia Inclusiva baseia-se no Evangelho da graça (Atos 20:24), dom incondicional de Deus que a todos alcança, sem distinção. A palavra “graça” vem do grego “charis”, termo derivado do verbo “charizomai”, que significa “mostra favor para”, revelando a bondade do doador (Deus) e a indignidade do receptor (homem). Assim, a graça é o favor divino não merecido, ou seja, uma oferta de Deus à humanidade sem que esta tenha méritos para recebê-la! A graça é um dom gratuito e sobrenatural de Deus (Tito 2:11);(Efésios 2:8).

Conforme as Escrituras ensinam, pela graça somos:
Salvos: (Tito 2:11); (Efésios 2:8)
Justificados:(Romanos 3:24)
Chamados: (Gálatas 1:15)
Herdeiros: (Tito 3:7)
Remidos: (Efésios 1:7)

5 – Aspectos da Inclusão: Conforme a leitura do texto inicial, lemos sobre a salvação do eunuco etíope. Os eunucos, em sua maioria, tinham os órgãos sexuais mutilados. Por isso, estavam impossibilitados de cumprir social e sexualmente o papel imposto pelo sistema patriarcal judaico aos homens: casar-se e procriar. Eram excluídos da religião e da sociedade judaicas (Deuteronômio 23:1). Como os judeus não os admitiam, os eunucos apresentados nas Escrituras eram estrangeiros, portanto, gentios. Eram excluídos por sua origem e por sua particularidade sexual. O relato de Atos 8:26-39 revela que por meio de Jesus Cristo podem desfrutar da Nova Aliança, ou seja, alcançado fomos pelo amor de Cristo e salvos por Ele. A inclusão apresentada neste texto se dá em três aspectos: Origem (nacionalidade), etnia e sexualidade.

Conclusão
A inclusão é confirmada nas Escrituras por meio de diversos textos. Os principais encontram-se no Novo Testamento, entretanto, também encontramos essa verdade em alguns textos do Antigo Testamento. A profecia de Isaias 56:1-7 é o exemplo mais conhecido. Ali, estrangeiros e eunucos (homens sexualmente excluídos) recebem a promessa de serem incluídos ao povo de Deus caso abracem Sua aliança.
As ações evangelísticas de Jesus Cristo também revelam essa verdade. Dois exemplos muito claros são a salvação da mulher samaritana (João 4:1-30) e a libertação do endemoninhado gadareno (Marcos 5:1-20). Ambos episódios revelam a graça de Deus em alcançar, salvar e incluir os gentios. Outro relato essencial sobre a inclusão é a revelação de Deus a Pedro na casa de Cornélio (Atos 10). As epistolas paulinas também revelam o caráter inclusivo do Evangelho: Gálatas 3:38; Romanos1:16; 2:11; 3:22-23; 10:12. A epistola universal de Tiago (2:8-9) também traz um importante texto acerca da inclusão.

Reflexão:
“No coração do Evangelho encontra-se um Deus que deliberadamente se submete ao poder irresistível do amor”. Philip Yancey

“O Imensurável amor de Deus acolhe a toda a diversidade...” Jean Frank

Atividades:
1-    Como tomou conhecimento deste curso?
2-    Conte um pouco de sua trajetória referente a sua vida cristã:
3-    O que significa a palavra Teologia?
4-    O que é Teologia Inclusiva?
5-    Cite os cinco aspectos da graça abordados nesta lição:
6-    Cite os três aspectos da Inclusão:
7-    Cite dois episódios do Novo Testamento que comprovam a inclusão:

8-    Faça um breve comentário sobre o que leu.





CONHECIMENTO DA GRAÇA
Lição 2 – Veja-se como Deus lhe vê
Não há nenhum erro maior do que uma pessoa passar a se olhar pelo prisma de como o mundo lhe vê. Infelizmente, tal situação é corriqueira de forma que uma vida com um grande potencial e paralisada por uma palavra dita, um comentário impróprio, um sentimento de derrotismo familiar...
Você já viu aquela pessoa que tem tudo para dar certo na vida: bonita, inteligente, culta, rica... em fim cumpre cabalmente o elevado padrão do “mercado moderno” da ilusão humana, mas sua vida é uma tragédia!
Em contrapartida, existem pessoas que teriam tudo para dar errado, mas são pessoas prósperas, felizes e sentimentalmente realizadas. Gideão foi uma destas pessoas.
No momento em que o anjo do Senhor aparece a Gideão e diz: “...o Senhor é contigo, homem valoroso.” (Juízes 6, 12). Ele responde: “Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.” (Juízes 6, 13).
Assim, o anjo do Senhor lhe fala mais uma vez: “Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?” (Juízes 6, 13). Mais uma vez a resposta de Gideão foi de descrença: “Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu o menor na casa de meu pai.”
Note como Gideão tinha auto-estima depreciativa, veja como se via e se sentia incapacitado.
2000 anos se passaram e observe como suas respostas estariam em simetria com a de muitas pessoas hoje, senão vejamos: “Imagine, se o Senhor estivesse comigo não estaria vivendo toda esta desgraça.”; “Não posso acreditar nos feitos bíblicos porque comigo nunca funcionou, tudo é uma lenda.”;  “Como vencerei se tenho a família mais pobre de todo o meu bairro?”; “Sou gay e em minha família eles me têm como uma desonra.”
O sábio Salomão escreveu: “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele...” (Provérbios 23, 7). Meu amado contemporâneo, você é o que você pensa que é! Sua vida é a resultante do que você pensa sobre si e se você quer mudar a sua vida, primeiro, mude os seus pensamentos sobre si colocando-os em linha com o que o Senhor pensa sobre você.
Sim, se você quer vencer, primeiro, terá que descobrir os pensamentos que Deus tem sobre você. E, para alegrá-lo quero afirmar que o Senhor tem pensamentos maravilhosos a seu respeito como tinha a respeito de Gideão: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29, 11).
Não é maravilhoso saber que Deus, o Criador do universo, tem pensado coisas maravilhosas a seu respeito. E o mais fantástico ainda saber é que os pensamentos que Deus tem sobre você são pensamentos para abençoar a sua vida e realizar os desejos do seu coração! Este é o seu imensurável amor.

Entretanto, para que a sua vida seja transformada você precisa buscar em Deus seus pensamentos: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” (Jeremias 33, 3).
Enquanto Gideão tinha uma baixa auto-estima ele estava oprimido pelos seus inimigos, mas quando ele ouviu e discerniu seu valor e capacidade em Deus pode então vencer todos os exércitos inimigos como a um só homem: “E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6, 16).
Gideão mudou a sua história deixando de ser mais derrotado no meio do povo de Israel para se tornar o maior líder espiritual do seu tempo porque simplesmente acreditou nos pensamentos maiores e melhores que Deus tinha para sua vida.
Não sei quais exércitos inimigos você tem enfrentado diariamente, mas mesmo assim quero motivá-lo a crer sobre o que o Senhor Jesus pensa sobre você.
Pessoalmente, posso dizer que enquanto pensei (por pensamentos e direcionamentos humanos) que a minha orientação sexual era uma maldição na minha vida, vivi triste, infeliz, longe do consolo do Espírito Santo, dos seus propósitos e principalmente dos seus pensamentos, mas tal história mudou quando me permiti pensar o que Deus pensava sobre mim enquanto homossexual.
Desta forma, por conta da minha orientação sexual tinha todas as desculpas para justificar uma vida sentimental fracassada, entretanto, tudo mudou porque pensei como Deus queria que pensasse e hoje vivo um relacionamento de amor e fidelidade abençoadíssimo com direito até a cerimônia de casamento.
De fato, pela ótica humana jamais exerceria, outrossim, um chamado pastoral, mas vivo através da Igreja Cristã Contemporânea um ministério que mesmo tão novo tem impactado substancialmente toda uma nação de pessoas outrora excluídas do Reino de Deus pela sua orientação sexual. Tudo porque alinhei meus pensamentos sobre mim mesmo com os pensamentos que o Senhor tem sobre mim.
Viver o que Deus pensava sobre mim resultou na Igreja Cristã Contemporânea este maravilhoso ministério que leva o amor de Deus a todos sem preconceitos. (Pr. Marcos Gladstone, Fundador da Igreja Cristã Conteporãnea)

Reflexão:
“No coração do Evangelho encontra-se um Deus que deliberadamente se submete ao poder irresistível do amor”. Philip Yancey

“O Imensurável amor de Deus acolhe a toda a diversidade...” Jean Frank

Atividades:
1-    Qual a imagem que o mundo faz ao teu respeito?
2-    Qual a forma que realmente Deus te vê?
3-    Como a falsa imagem refletida pela sociedade pode nos afastar da presença de Deus?
4-    Faça um breve comentário sobre o que leu.



CONHECIMENTO DA GRAÇA
Lição 3– Tornando-se o corpo de Cristo
“Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada.”(Romanos 9:25)
A Igreja estabelecida por Cristo representa a diversidade na unidade, ou seja, quanto mais diversa for, mais próxima estará do ideal divino.
Leitura Bíblica – João 1:10-17
Quando se fala em igreja, muita ideia nos vem a mente. Muitos pensam em se tratar de templos espalhados pela cidade. Outros pensam em se tratar das denominações existentes. Mas, segundo a Bíblia, o que é Igreja? Qual o seu proposito? Como nasceu e como se mantém hoje? O que são igrejas as inclusivas? Já vimos em lição anterior o que é Teologia Inclusiva. Veja nesta lição resposta a estas perguntas acima.
1-    O que é Igreja: Igreja vem do grego eklesia, que significa “chamamento para fora”. Eklesia refere-se a um grupo de pessoas chamadas para fora de suas casas a um lugar público. Igreja não étemplo; o templo é apenas um lugaronde a igreja se reúne paradoração. A Igreja é o corpo de Cristo, espiritual e invisível. A Igreja é formada por pessoas de todas as línguas, povos e culturas.(Apocalipse 7:9)
O fundador da Igreja é o próprio Cristo, Ele é o próprio fundamento e o cabeça da Igreja(Marcos 12:10, Efésios 1:22). A Igreja pertence somente a Ele e não a pessoas ou instituições humanas.
A Igreja começou a ser edificada no dia de Pentecostes com a descida do Espirito Santo (Atos 2:1-13) prometido por Jesus (João 14:16, 26, 15:26, 16:7). A partir de então, cresceu e expandiu-se sobre toda a terra (Atos 1:8).
A vitória da Igreja é eminente, pois o mal não prevalecerá sobre ela (Mateus 16:18).
2-    O que é são as denominações:São nomes que as diversas comunidades e ministérios recebem. As denominações podem apresentar diferenças doutrinárias, entretanto, tais diferenças não interferem nas verdades bíblicas essenciais nem na operação do Espírito Santo. As denominações agregam todos os crentes por meio da identificação pessoal e da empatia, gerando novos discípulos e promovendo, por meio da diversidade, o crescimento do corpo de Cristo. Popularmente as denominações são chamadas de igrejas...
3-    O que são Igrejas Inclusivas:São denominações cristãs abertas a toda diversidade, que acolhem o público LGBT e que vivenciam o imensurável amor de Deus que acolhe a todos. Erroneamente muitos as chamam de igrejas gay; na verdade as portas das igrejas inclusivas estão abertas para todos os que desejam adorar ao Senhor em Espirito e em verdade.
4-    Como surgiram: A primeira igreja inclusiva, foi a Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), surgiu nos Estados Unidos. Foi fundada no dia 06 de outubro de 1968, em Los Angeles, pelo reverendo Troy Perry, ex-ministro batista. A ICM é a maior denominação inclusiva do mundo e está presente em varias nações.
No Brasil, os primeiros grupos inclusivos surgiram na década de 1990, mas somente a partir dos anos 2000 é que começaram a tomar a forma que conhecemos hoje. Em 27 de Maio de 2002, o pastor Victor Orellana, fundava em São Paulo a Igreja Cristã Acalanto, a primeira denominação inclusiva no Brasil.

Conforme as Escrituras ensinam, pela graça somos:
Salvos: (Tito 2:11); (Efésios 2:8)
Justificados:(Romanos 3:24)
Chamados: (Gálatas 1:15)
Herdeiros: (Tito 3:7)
Remidos: (Efésios 1:7)

5 –Porque Surgiram: A Igreja fundada por Cristo sempre foi inclusiva. Os homens é que distorceram essa verdade ao longo dos séculos, fazendo com que algumas pessoas fossem excluídas. Por muitos séculos, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros permaneceram à margem da Igreja. As Igrejas inclusivas existem por causa da exclusão! Foram geradas no coração de Deus para resgatar os fundamentos da vivencia do amor incondicional de Deus que acolhe a toda diversidade como no princípio.
Afunção é incluir a todos, sem distinção, anunciando o Evangelho do Senhor (Atos 10:34; Joao 10:16) permitindo que todos tenham livre acesso ao Pai e lhe prestem adoração.
Deus tem levantado um renovo nesta geração!!! Um povo que não teme estar à frente na batalha contra este mundo tenebroso da exclusão. Somos cristãos que assumimos nossa identidade, saímos da clandestinidade e principalmente, vivenciamos nossa fé em Cristo através de seu amor que nos atrai e nos acolhe.

6 – Bênçãos sobre as Igrejas Inclusivas: A primeira benção experimentada nas Igrejas Inclusivas é a restituição da certeza de salvação. A segunda é a restauração de ministérios, dons espirituais e talentos que, outrora, estavam ou foram enterrados em virtude da exclusão nas igrejas convencionais. Nas igrejas inclusivas temos a oportunidade de servir em ministérios, praticar a mordomia cristã, desenvolver nossos talentos e servir ao próximo (Romanos 11:29)

Conclusão
Se estamos em Cristo, Ele nos vê como filhos e filhas!!! Não importa o que o mundo fala acerca de nossa origem, gênero ou posição social!!! Somos justificados em Cristo e sua graça nos basta.(Tito 3:7).
Você pode permitir que Deus reescreva sua historia! Não aceite mais a exclusão do rebanho de Cristo! A porta esta aberta por meio de Cristo Jesus e várias denominações inclusivas estão de braços abertos para recebe-lo(a)!!! Venha fazer parte dessa grande família...Deus espera por você!

Reflexão:
“O Imensurável amor de Deus acolhe a toda a diversidade...” Jean Frank

Atividades:
1-    O que significa a palavra Igreja?
2-    Como surgiram as igrejas inclusivas?
3-    O que são denominações?
4-    Você conhece a historia de sua igreja? Faça um breve relato dessa história:



CONHECIMENTO DA GRAÇA
Lição 5– INIMIGOS DA FÉ
“Combate o bom combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, e de que fizeste a boa confissão, perante muitas testemunhas.” (I Timóteo 6:12)
Devemos reconhecer algumas coisas que tornam-se inimigas de nossa fé:
- Mentiras do diabo= O diabo mente a nosso respeito e nos passa uma imagem distorcida e falsa acerca de nós. Não devemos nos preocupar com satanás pois ele já foi derrotado na cruz do calvário!!!
- Falta de entendimento= Não entendermos corretamente a Palavra, a imagem que Cristo tem a nosso respeito.
- Falta de entendimento sobre sermos Justiça de Deus:Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que fossemos feitos justiça de Deus”(2 Corintions 5:21). Sem complexo de inferioridade(Hebreus 10:1-3,11-14,18).
- Recordar pecado do passado = Coisas da Lei. Somos justificados em Cristo e isso é o que importa.
- Não agir de acordo com a Palavra de Deus= Devemos viver alinhados a Palavra.
 É importante estarmos revestidos da Palavra para não sermos pegos de surpresa. Repito que quando renovados em Cristo somos recoloca-lo em nossa posição espiritual original. Por isso, somos convidados a viver uma novidade de vida diferente da que o mundo nos apresentou outrora...
Devemos identificar quem somos em Cristo Jesus, e não ficar valorizando o falso poder do inimigo. Temos a certeza da vitória...
Viver não é investis, mais sim, experimentar a vida de Deus em nós! “em todas as coisas somos mais que vencedores...”
Muitos não experimentam a vitória em suas vidas, por não se enxergarem como vitoriosos e viverem se lastimando.
Em II Corintions 4:8 relata que “em tudo somos atribulados, porem, não angustiados...” A tribulação produz experiência! Muitos naufragam na fé por não olharem para o alvo que é Cristo.


Conclusão
Em nossa vida diária é preciso diferenciar e descobrirmos a imagem que realmente temos em Cristo, afim de não aceitarmos as mentiras do diabo sobre o evangelho e a nosso respeito. Quando compreendemos nossa identidade em Cristo, somos capazes de combater o bom combate. Somos justificados em Cristo e sua graça nos basta. (Tito 3:7).
Identificamos Seu imensurável amor e sabemos que temos livre acesso ao coração do Pai para servir e adora-lo.

É o Espirito de Deus que habita em nós que nos revela nossa identidade em Cristo e  revela as mentiras do inimigo...não precisamos temer.

Reflexão:
“Há um lugar especial para desenvolveres teu chamado e ministério...Vivencie o amor de Deus acolhe a toda a diversidade...”
                          Missionário Jean Frank

Atividades:
1-    Reflita: Quais os inimigos de nossa fé?
2-    Como você reage em meio a adversidade?
3-    Quem revela em nosso coração nossa identidade em Cristo?
4-    O que você compreende ao ler Tito 3:7?


CONHECIMENTO DA GRAÇA
Lição 6– COMO SER GUIADOS PELO ESPIRITO
“Pois todos que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus.”
 (Romanos 8:14)
Devemos ser guiados pelo Espirito (Romanos 8:14) pois somos filhos de Deus (Gálatas 4:7). Deus fala conosco, devemos ouvir o que Ele nos revela. A vontade do Pai é que o obedeçamos com prazer...
O Homem é um espirito que possui alma e habita em um corpo e não o contrario como dizem por ai a fora. (Provérbios 20:27; I Tessalonicenses 5:23)


- Mentiras do diabo= O diabo mente a nosso respeito e nos passa uma imagem distorcida e falsa acerca de nós. Não devemos nos preocupar com satanás pois ele já foi derrotado na cruz do calvário!!!
- Falta de entendimento= Não entendermos corretamente a Palavra, a imagem que Cristo tem a nosso respeito.
- Falta de entendimento sobre sermos Justiça de Deus:Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que fossemos feitos justiça de Deus”(2 Corintions 5:21). Sem complexo de inferioridade(Hebreus 10:1-3,11-14,18).
- Recordar pecado do passado = Coisas da Lei. Somos justificados em Cristo e isso é o que importa.
- Não agir de acordo com a Palavra de Deus= Devemos viver alinhados a Palavra.
 É importante estarmos revestidos da Palavra para não sermos pegos de surpresa. Repito que quando renovados em Cristo somos recoloca-lo em nossa posição espiritual original. Por isso, somos convidados a viver uma novidade de vida diferente da que o mundo nos apresentou outrora...
Devemos identificar quem somos em Cristo Jesus, e não ficar valorizando o falso poder do inimigo. Temos a certeza da vitória...
Viver não é investis, mais sim, experimentar a vida de Deus em nós! “em todas as coisas somos mais que vencedores...”
Muitos não experimentam a vitória em suas vidas, por não se enxergarem como vitoriosos e viverem se lastimando.
Em II Corintions 4:8 relata que “em tudo somos atribulados, porem, não angustiados...” A tribulação produz experiência! Muitos naufragam na fé por não olharem para o alvo que é Cristo.


Conclusão
Em nossa vida diária é preciso diferenciar e descobrirmos a imagem que realmente temos em Cristo, afim de não aceitarmos as mentiras do diabo sobre o evangelho e a nosso respeito. Quando compreendemos nossa identidade em Cristo, somos capazes de combater o bom combate. Somos justificados em Cristo e sua graça nos basta. (Tito 3:7).
Identificamos Seu imensurável amor e sabemos que temos livre acesso ao coração do Pai para servir e adora-lo.

É o Espirito de Deus que habita em nós que nos revela nossa identidade em Cristo erevela as mentiras do inimigo...não precisamos temer.

Reflexão:
“Há um lugar especial para desenvolveres teu chamado e ministério...Vivencie o amor de Deus acolhe a toda a diversidade...”
                          Missionário Jean Frank

Atividades:
1-    Reflita: Qual a imagem que o mundo tem a seu respeito?  Qual a imagem que você tem a seu respeito? Qual a imagem que Cristo tem a seu respeito?
2-    Quem te chamou foi o mundo, o homem ou Deus?
3-    O que te impede de desenvolver teu chamado?
4-    O que você compreende ao ler Isaias 41:9-10,13?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saia da caverna...

Podemos sentir o imensurável amor de Deus que acolhe a toda diversidade através dos ensinos e e exemplos deixados por Jesus durante sua pass...