IGREJA CATÓLICA
FRANCISCANA INDEPENDENTE PAX ET BONUM
(PRELAZIA NÃO ROMANA)
(PRELAZIA NÃO ROMANA)
NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ
Deus Pai: Cremos em um só Deus, pessoal,
Eterno, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Criador e Sustentador de todo o
Universo. Cremos que Deus existe eternamente em três pessoas distintas: Pai,
Filho e Espírito Santo, cada qual manifestando, todos os atributos divinos. I
Sam 16:7; Mt 19:26 e Jr 23:23-24
Jesus Cristo: Cremos na divindade de Jesus
Cristo, filho Unigênito do Deus Pai, concebido pelo Espírito Santo( Jô 17:24 ),
nascido da virgem Maria, que pela sua vida perfeita, sua morte e ressurreição,
tendo sido assunto ao céu, a direita de Deus Pai, há de voltar para
estabelecimento do Reino de Deus e julgamento do Mundo e é o único mediador
entre o Deus Santo e o homem.
Espírito Santo: Cremos no Espírito Santo, enviado
por Deus Pai para ser o Consolador, Guia e presença constante na Igreja. Cremos
que Ele se manifesta na Igreja, que é o Corpo de Cristo, através do seu fruto e
dos seus dons. Cremos no batismo do Espírito Santo, experiência subseqüente a
salvação, capacitando o cristão para viver e ministrar no Espírito. Jô 16:7-14
Batismo: Cremos no batismo bíblico como sendo
uma declaração pública de fé, sendo efetuado em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e
Cl 2.12). O Batismo poderá ser realizado tanto por imersão quanto por aspersão
conforme a necessidade local.
Salvação: Cremos que a salvação do Homem é
inteiramente de graça através da obra medianeira do Filho de Deus, Único
Caminho ( Jo 14:6, ; Jô 10: 7-10 ), sem o auxílio de quaisquer méritos ou obras
humanas (que nós pecadores não temos), e que, para recebê-la, a única condição
exigida do homem é que ele se arrependa dos seus pecados e aceite a Jesus
Cristo, como seu único salvador, seguindo-o sua palavra e servindo-o. Esta
aceitação de Cristo, assim, importa em que o pecador nasça de novo, sendo
regenerado pelo poder do Espírito Santo e tornando-se, então, o recipiente da
nova natureza. Nessa bênção, que o evangelho de Cristo assegura pela fé no
sangue remidor, ao pecador salvo, incluem-se a justificação, o perdão dos
pecados e a imputação da justiça divina ao crente, o qual entra em posse de uma
salvação certa, segura e eterna. Ef. 2;8,9; 11 Pe. 1:4; Jo. 10:28,29; 3:3-6;
Atos 13:39.
A Eucaristia/Ceia do
Senhor: Cremos que a
ceia é o cumprimento de um mandamento do Senhor Jesus( Lc. 22.19), com objetivo
de propiciar a comunhão com Cristo, a igreja e seus membros , renovação e
fortalecimento da fé, sendo que os elementos da Ceia do Senhor são símbolos do
Corpo e do Sangue de Cristo, e que o crente para recebê-la deve antes examinar
a si mesmo para, estando em condição, participar condignamente dela. 1 Co. 10:
16,17; 1 1:23-28.
A Palavra: Cremos que a bíblia é a palavra de
Deus e por Ele inspirada; como conseqüência direta, a bíblia é verdadeira e
digna de toda confiança; é composta de Antigo e Novo Testamento, partes de um
todo inseparáveis e autoridade quanto a regra de fé de todo aquele que queira
ter um encontro com Deus, e ter vida em abundância através de seus ensinamentos
Sl 19. 1- 14; I Tm 1. 15, 4. 9.
A Igreja: Cremos que a igreja, instituída por
Jesus Cristo, e composta de pessoas convertidas e Batizadas conforme a
ordenança do Senhor, sendo cada membro responsável por proclamar as boas novas
para a salvação do homem( Jo 15.16 ), anunciar e mostrar a prática de justiça
entre os homens denunciando toda sorte de iniqüidade individual e social, assim
como toda sorte de opressão que degrada o homem. Mt. 16:13-19
Matrimonio: Entendemos que o amor é uma das
expressões divinas do próprio Deus Criador para o homem, e sendo assim a
expressão do amor entre duas pessoas como sentimento original e propriedade de
Deus, esta acima das limitações propriamente ditas do ser humano e livre das
restrições puramente carnais tais como cor, raça, gênero, orientação sexual ou
qualquer outra limitação humana ; e que, sendo assumido como uma aliança entre
as duas partes e preservados os princípios de fé cristã, respeito mútuo,
responsabilidade e fidelidade, é Dádiva de Deus, e como tal deva ser celebrada,
apoiada e abençoada pela igreja. Hb 13:4
Diversidade: Cremos que o Evangelho de Jesus
Cristo, a Fé Cristã e a Graça da Salvação esta acessível a todos quanto
quiserem dela participar independente de: nacionalidade, gênero, raça, etnia,
idade, condição social e orientação sexual. Romanos 10 : 9-13
Maria: Além de ser mencionada dominicalmente na recitação do Credo, fazemos referência à virgem em outras ocasiões: A Festa da Anunciação, comemorada no dia 25 de Março. A festa da Visitação da Bem-aventurada, comemorada dia 31 de Maio, e outras datas como de costume.
Os relatos lidos nestas datas nos dão referencia do papel que a Virgem Maria desempenha em nossa teologia. Maria, serva escolhida por Deus, exemplo de mãe e de mulher...
Sacramentos: Os Sacramentos instituídos por Cristo são dois, isto é, o Batismo e a Ceia/Eucaristia.
Os cinco outros Sacramentos são menores e subordinados aos dois principais, isto é, Confirmação, Penitência ou Reconciliação, Ordens Sagradas, Matrimônio, e Unção dos Emfermos.
Os cinco outros Sacramentos são menores e subordinados aos dois principais, isto é, Confirmação, Penitência ou Reconciliação, Ordens Sagradas, Matrimônio, e Unção dos Emfermos.
Os Sacramentos não foram instituídos por Cristo para servirem de espetáculo, ou
serem levados em procissão, mas sim para devidamente os utilizarmos. E só nas
pessoas que dignamente os recebem é que produzem um saudável efeito ou
operação; mas os que indignamente os recebem adquirem para si mesmos a
condenação, como diz o Apóstolo Paulo.
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