HIERARQUIA NA PAX ET BONUM

Como em toda as Igrejas Católicas Apostólicas, também na  Igreja Católica Franciscana Independente Pax et Bonum seguimos as antigas tradições tansmitidas pelos Apóstolos de Jesus Cristo e transmitida a nós nos Escritos dos Santos Padres da Igreja, coluna da Católicidade.
Portando a Pax et Bonum é uma Igreja Apostólica ou seja presidida por Bispos e Bispas que são sucessores(as) dos Apostólos e presença viva de Cristo o Bom Pastor em meio ao Seu povo. O Sacerdócio de Cristo único e verdadeiro Sacerdote e Pontifice do Pai é o Nosso Senhor Jesus Cristo. e os ministros e ministras ordenados(as) simplesmente participam desse sagradissimo Sacerdócio.
A Ordem menor é composta atualmente por:
Missionário Maurício Santana - Hoje residente em São Paulo/SP foi comissionado como nosso primeiro Missionário Franciscano e tem dedicado seu trabalho junto às minorias, LBGTT, Pastoral Positiva +, dentre outras atividades.








O Sacerdócio ministerial tem três grades ou degraus;
1ª O DIACONATO:
Significa humilde serviço e com a ordenação  diaconal não se recebe ainda a unção crismal. O Diácono proclama o evangelho nas liturgias e colabora com o Bispo e os Presbíteros. Na Liturgia Eucarística pode preparar as oferendas e anunciar a paz na Liturgia com as palavras "Dai-vos fraternalmente o sinal de Paz''e no final da Santa Missa ele diz "Vamos em Paz e o Senhor nos acompanhe" e somente ele pode tocar a Santa Eucaristia.
É tarefa diaconal também organizar a catequese e a caridade com os irmãos pobres e indigentes
Ornamentos diaconal: Túnica Branca e a Estola diaconal que se coloca de forma transversal seguindo as cores liturgicas.
Na ausencia do Presbitero o diácono pode celebrar a liturgia dominical perfeitamente igual a estrutura liturgica da Santa Missa, mas sem ofertório e nem a consagração do Pão e do Vinho.
Substancialmente o diácono não pode absolver os pecados,por tanto não podem realizar o sacramento da unção dos enfermos pois, nesse sacramento é incluido o perdão dos pecados que é tipicamente tarefa inicamente sacerdotal. 

2º SACERDÓCIO OU PRESBITERATO:

O segundo degrau do sacerdócio de Cristo é o Presbiterato que quer dizer "Pessoa anciã, no sentido de experiência." Significa homem do Presbitério (Lugar Liturgico do Altar e/ou do Púlpito da Palavra onde se realiza o Santissimo sacrifício Eucarístico que chamamos também de Santa Missa)
O(a) presbítero(a) celebra o Santo Sacrifício da Missa, absolve os pecados dos fiéis em nome de Cristo no sacramento da Reconciliação Individual e na absolvisão comunitária da Santa Missa, após o Ato Penitencial. Consagra o Pão e o Vinho transubstanciando-lo no corpo, Sangue, alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo vivo e presente e adorado em todos os sacrários e altares do mundo inteiro.
Os Presbíteros podem administrar todo o Sacramento também o Crisma quando o Bispo não pode estar presente. O único sacramento que o presbítero não pode administrar é o sacramento da Ordem (Ordenação de Ministros do Altar) que é por tradição apostólica antiga reservada aos Episcopos = Bispos.

3ª EPISCOPADO:

Somente o Episcopo possui a plenitude do sacerdócio de Cristo, na realidade, não há Igreja sem Bispo(a), assim como não há presbitério sem Bispo(a). Os Diáconos/Diaconisas e Presbíteros/Presbíteras participam do sacerdócio do(a) Bispo(a) que é a presença viva de Cristo na Diocese ou Igreja que preside.
O(a) Bispo(a) é o(a) único(a) que pode ordenar Diáconos, Diaconisas, Presbíteros, Presbíteras e também pode encardinar clero. Os ornamentos do(a) Bispo(a) são iguais aos ornamentos sacerdotais, mas o Bispo leva na cabeça o Solidéo na cor Roxo/Vinho e a Mitra simbolo das duas naturezas de Nosso Senhor Jesus Cristo: a natureza humana e a natureza divina, e também símbolo do Novo e Antigo Testamento da Biblia.
O(a) Bispo(a) é Pastor(a), portanto leva também na mão o báculo de Cristo chamado também de pastoral.
Na Pax et Bonum o(a) Bispo(a) veste a camisa do Clégiman na mesma cor que os Bispos Anglicanos.

Na Igreja Católica Franciscana Independente Pax et Bonum o(a) Bispo(a) exerce a autoridade em plena comunhão com o Fundador Primaz que também se é simplesmente Presbitero, por ser fundador e preservador, garantindo o carisma e o espírito da Pax et Bonum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saia da caverna...

Podemos sentir o imensurável amor de Deus que acolhe a toda diversidade através dos ensinos e e exemplos deixados por Jesus durante sua pass...