CIGANOS



























Povo disperso sobre a terra mediante a exclusão social, até hoje seus direitos são violados e sua tradições massacradas pelos que se dizem "donos da verdade".,Assim como Jesus eles não tem até hoje, aqueles que são nômades onde reclinar a cabeça e os unicos bens que puderam levar consigo foram a Tradição e a Espiritualidade, pois estarão guardadas em suas mentes!!!
Mesmo em meio a tanta perseguições e massacres, resistiram e resistem ao tempo e as adversidades...aprendendo a perseverar e terem esperança mesmo em meio a dor.
Até hoje, em pleno século 21 seus acampamentos são violados e destruidos em nome da "Lei e da Fé" não genuinas pois não sáo considerados domicílios....mesmo assim aprenderam a se erguerem das cinzas como uma fênix e a continuare na luta pela dignidade de ser e de existir.
São tratados como a escória da sociedade, degredados, redegredados, queimados em fogos da segunda guerra mundial, não tem se quer o privilégio de serem donos do próprio corpo, pois como é sabido, além de escraqvisados e torturados, os homens foram esterilizados(castrados), suas mulheres esterilizadas e seus filhos entregues a qualque um; além de toda opressão esse povo são os ultimos a serem libertados da escravidão só muito recentemente a cerca de vinte anos essa escravidão por exemplo terminou no Reino Unido, mas mesmo assim continuam sendo perseguidos.
Os registros apontam muito embora a mídia não divulgue, um cigano é morto todos os dias nos mais variados países do mundo.
Através da perseverança conseguiram conquistar alguns de seus direitos violados, mas principalmente o direito a existir como cidadãos, o que passou a ocorrer apartir de 2007 com o projeto de eradicação do Sub Registro Civil Cigano no Brasil.
Conhecer um pouco deste povo nos permite retornar ao passado, retornar ao conhecimento de uma féinabalável, genuína que nos aponta a espiritualidade através do sagrado. Afinal, como eles dizem: "Somos uma raça que pode ter suas cabeças partidas, mas nunca curvadas!!!"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saia da caverna...

Podemos sentir o imensurável amor de Deus que acolhe a toda diversidade através dos ensinos e e exemplos deixados por Jesus durante sua pass...