CONHEÇA DOM SALOMÃO FERRAZ

Nascido em Jáu, Estado de São Paulo, Brasil, em 18 de fevereiro de 1880, Salomão Barbosa Ferraz nasceu de uma família “Presbiteriana” o pai era Pastor em Jaú, SP, e aos 17 anos ingressou no seminário da Igreja Presbiteriana, em São Paulo, sendo ordenado Pastor Presbiteriano aos 22 anos (1902). Durante anos exerceu a funções de Pastor Presbiteriano até o ano de 1917. Em todo esse tempo Dom Salomão realizou muitas reflexões que nem sempre estava de conformidade com a Igreja Presbiteriana. Foi para a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e ficou até 1936, sendo pastor Anglicano por 15 anos, em 1928 fundou a Ordem de Santo André e 1936 a Igreja Católica Livre do Brasil, o qual, auto se intitulou bispo de direito. No dia 18 de julho de 1945 foi ordenado ao Santo Presbiterato e Sagrado ao Episcopado no dia 15 de agosto de 1945, agora de fato e de direito por Dom Carlos Duarte da Costa, ex Bispo Titular de Maura, ex - Igreja Romana. Converteu-se ao romanismo, fez pública profissão de fé em 08 de dezembro de 1959, sendo recebido na Capela da Imaculada Conceição em São Paulo, com a expressão “Bem vindo seja o que vem em nome do Senhor”, pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, que levantou e abraçou de encontro ao peito. Algumas irmãs de caridade que assistiam à Cerimônia não contiveram as lágrimas. O coral entoava, na ocasião, um hino em ação de graças.
Casado, pai de sete (7) filhos, doze (12) netos, e três (3) bisnetos, foi recebido por Sua Santidade o Papa João XXIII no dia 25 de março de 1960 e o fez Bispo titular de Eleuterna. Dom Salomão Ferraz, participou do Concílio Vaticano II e advogou a tese da “celebração litúrgica em vernáculo” e no ano 1964 apresentou ao Beatíssimo Padre Paulo VI, um projeto de “Reforma Disciplinar”. Mesmo pertencendo a Igreja Católica Romana, o desejo de Dom Salomão Ferraz, nasce em 1966 na fundação da Igreja Católica Apostólica Independente, verdadeira e leal sucessora da Igreja Católica Livre no Brasil, no Concilio Geral Extraordinário de 1988, declara Dom Salomão Barbosa Ferraz, como o Primeiro Patriarca Canônico da Santa Igreja Católica Apostólica Independente. Na Igreja Romana, ficou até o fim de sua vida. Tendo sido deixado no ostracismo, Dom Salomão Barbosa Ferraz morreu no dia 09 de maio de 1969.
Defensor dos princípios do evangelho da reconciliação que a todos acolhe e da unidade da Igreja nos deixou documentos intitulados de "Fé Nacional" nos incentiva a sermos um em Cristo e fraternos como integrantes de uma mesma familia e partes do mesmo corpo onde Ele (Cristo) é o cabeça!

2 comentários:

Saia da caverna...

Podemos sentir o imensurável amor de Deus que acolhe a toda diversidade através dos ensinos e e exemplos deixados por Jesus durante sua pass...